A história que descreverei nas linhas a seguir ocorreu em um escritório jurídico, mas poderia muito bem ter ocorrido em um escritório contábil.
Em 2018, durante o atendimento a um escritório jurídico, cliente de consultoria híbrida, eu conversava com um dos sócios quando ele me confessou a seguinte situação:
– Aqui no escritório não temos problemas em captar novos clientes. Praticamente todos os dias chegam novos clientes, seja em função da nossa reputação ou mesmo por indicações de outros clientes. Nosso maior problema tem sido exatamente quando ele chega aqui e (pelas razões que descreverei mais adiante), não conseguimos atende-lo com a celeridade e com a devida atenção que desejamos, de modo que ele acaba ficando insatisfeito com a nossa empresa, mesmo nas situações em que há ganho de causa… Além disso, há clientes cujos processos levam quase o dobro de tempo até serem ajuizados, quando comparados a outros processos semelhantes.
Não sei você, mas, naquele momento dois fatos me chamaram a atenção.
Primeiro, o fato de o escritório não ter problemas na aquisição de novos clientes; algo incomum de acordo com a realidade de clientes semelhantes, especialmente em tempos de crise econômica.
Segundo, o não contentamento do cliente, mesmo tendo logrado êxito no seu processo jurídico. E é justamente sobre esse segundo ponto que abordarei nesse artigo, tendo em vista que todo empresário contábil ou jurídico (em sã consciência) deseja expandir a sua base de clientes, não a sua base de problemas internos e de reclamações, não é mesmo?
Indo direto ao ponto, após a conversa com o empresário, tivemos (BRM Gestão) a oportunidade de aprofundar as causas do problema, a partir do nosso método de diagnóstico, e identificamos que as principais razões que levavam ao descontentamento dos clientes ao final do processo eram as seguintes:
Uma vez diagnosticados esses pontos centrais, passamos a trabalhar a transformação daquele escritório nos seguintes passos que compartilhamos com você, a fim de que o crescimento do escritório seja motivo de felicidade e não de preocupação.
Para tanto, os “remédios” que adotamos para cada um dos problemas acima citados foram os seguintes:
Dessa forma, pôde-se observar que o foco da questão não eram os “clientes problemáticos”, mas como os processos internos estavam provocando insatisfações nos clientes que, assim, se tornavam problemáticos à luz do processo de atendimento.
Esperamos que esse artigo tenha contribuído para a geração de insights para a resolução desse tipo de problema no seu escritório e, caso deseje saber como podemos fazer isso juntos, clique no formulário abaixo e teremos o maior prazer em atendê-lo!
Equipe BRM Gestão