Toda empresa quer ter resultados em grande escala e ver sua marca em posição de destaque no mercado. Para isso é necessário compreender uma simples lógica: uma empresa com atividades organizadas e com otimização no fluxo das informações terá sua produção mais efetiva, em menos tempo, na busca por resultados.
Negligenciar a otimização de processo pode ser um fator nocivo para o negócio, fazendo com que a organização enfrente situações de dificuldades em algum ponto futuro. Um diagnóstico estratégico (=pode ser um link) dos processos é fundamental para que o gestor possa entender a operação de cada atividade, fazendo o devido controle dos passos-chave de funcionamento da organização e possibilitando a melhoria de processos existentes.
Continue lendo nosso artigo e descubra, de forma simples, como o mapeamento de processo pode trazer benefícios ao seu negócio.
AFINAL, O QUE É MAPEAR PROCESSO?
Como nós, seres humanos, as empresas possuem diversos órgãos (setores) que precisam ser acompanhados tanto de forma individual quanto em conjunto. O funcionamento de cada área depende de um bom mapeamento de processo, mas ter uma visão macro do negócio torna a visualização de pontos de melhorias mais eficiente.
Mapear é estruturar atividades. O mapeamento de processo visa melhorar a eficiência das organizações com a identificação de gargalos nas rotinas, aumentando a comunicação e fornecendo documentação para os processos analisados.
Dessa forma, realizar o mapeamento de processo é entender o funcionamento das atividades, através de registros, documentação e desenho dos fluxos de trabalho de determinada área.
COMO O MAPEAMENTO DE PROCESSO MELHORAR A MINHA EMPRESA?
O resultado de um processo mapeado é a padronização, que leva a uma melhor compreensão das atividades realizadas. Fica claro com esse entendimento saber o que, como, quem, quando e para quem o trabalho deve ser executado.
Existem diversas vantagens na prática dessa técnica gerencial que proporciona melhorias fantásticas no desenvolvimento do seu negócio. Destacamos algumas:
AGORA IMAGINE…
Você na sua empresa, reunido com seus colegas de trabalho, analisando o fluxo de de determinada atividade ou área, e percebe que existem situações onde a continuidade da tarefa encontra uma certa dificuldade e excesso de tempo aguardando informações. Tempo é dinheiro, diz a frase de Benjamin Franklin.
Mas como posso melhorar esse cenário?
Siga os passos a seguir e sua empresa terá sucesso na melhoria dos seus processos.
Passo 1: Definir os atores do processo
Os atores do processo são as partes que afetam ou podem afetar as rotinas organizacionais durante e execução dos processos.
Passo 2: Definir os processos a serem mapeados
Essa definição deve estar alinhada aos objetivos da empresa. É preciso ter uma sequência lógica de quais entregas devem ser realizadas para que uma próxima atividade tenha início sem desperdício de tempo.
Inicialmente, faça as seguintes perguntas:
Certamente, você sabe os passos para a execução das perguntas acima. Agora veja possíveis respostas.
Note que, a partir de simples perguntas, fica mais fácil a estruturação dos processos, permitindo o desenvolvimento de soluções e eficiência produtiva.
Passo 3: Desenha o fluxo do processo
Com os processos definidos, chegou a hora de modelar (desenhar) o fluxo do processo. Ocorre então uma descrição visual das etapas desenvolvidas por cada área/funcionário e relação existente para a entrega final.
Existem diversas ferramentas para modelagem de processo, mas a notação BPMN (Business Process Model and Notation) (=pode ser um link) é a que mais tem se destacado.
PRATIQUE ESSA TÉCNICA DE GESTÃO!
Com a prática do mapeamento de processos, a descrição da trajetória de cada atividade da empresa se torna objetiva e clara aos participantes. As responsabilidades para cada etapa, alocação do melhor recurso e mão de obra, bem como a identificação dos gargalos dos processos contribuem para otimizar o tempo de trabalho e fazer o resultado ser um norteador de crescimento dos objetivos estratégicos (=pode ser um link).
Gostou do nosso artigo? Ficou claro como o mapeamento de processos pode contribuir na melhoria organizacional da sua empresa? Entre em contato conosco (=pode ser um link) e receba um diagnóstico gratuito para o desenvolvimento do seu negócio. Teremos o maior prazer em ajuda-lo!
Bom trabalho!